Quais são as aplicações e casos de uso de blockchain?

A tecnologia Blockchain é uma revolução nos sistemas de registro. O Bitcoin é o primeiro registrador de registros permanente, descentralizado, global e confiável da história. Desde a sua invenção, empresários de indústrias de todo o mundo passaram a entender as implicações desse desenvolvimento.

A natureza da tecnologia blockchain tornou a imaginação selvagem, porque a ideia agora pode ser aplicada a qualquer necessidade de um registro confiável. Também está colocando todo o poder da criptografia nas mãos de indivíduos, impedindo que os relacionamentos digitais exijam uma autoridade de transação para o que é considerado “transações de extração”.

Com certeza, há também muita propaganda. Esse hype é talvez o resultado de como é fácil criar um caso de uso de alto nível para a aplicação da tecnologia blockchain. Foi descrito como “feijão mágico” por várias das mentes mais brilhantes da indústria.

Há mais sobre como testar se a tecnologia blockchain é apropriada para um caso de uso ou não em nosso guia “Por que usar um blockchain?“. Por enquanto, nos voltamos para uma discussão sobre o desenvolvimento da tecnologia blockchain para saber como ela pode ser útil.

Como um sistema de registro

Identidade digital: Chaves criptográficas nas mãos de indivíduos permitem novos direitos de propriedade e uma base para formar relacionamentos digitais interessantes. Como discutimos em nossos guias “O que é a tecnologia Blockchain?“, “Como a tecnologia Blockchain funciona?” e “O que pode um blockchain fazer?“, blockchains fornecem uma oportunidade para estabelecer um sistema forte de identidade digital.

Como não se baseia em contas e permissões associadas a contas, porque é uma transação de envio e porque a propriedade de chaves privadas é a propriedade do ativo digital, isso coloca uma maneira nova e segura de gerenciar a identidade no mundo digital que evita a exposição os usuários a compartilhar informações pessoais muito vulneráveis.

Tokenização:  Para fins de autenticação de um item físico exclusivo, os itens são emparelhados com um token digital correspondente. Isso essencialmente significa que tokens são usados ​​para vincular os mundos físico e digital. Esses tokens digitais são úteis para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, propriedade intelectual e detecção de fraude e antifalsificação.

Gerenciamento de dados interorganizacionais:  Como afirmado em nosso guia “O que é um ledger distribuído?”, A tecnologia blockchain representa uma revolução na forma como as informações são coletadas e coletadas. É menos sobre manter um banco de dados, mais sobre como gerenciar um sistema de registro. Para os governos: Os governos têm interesse em todos os três aspectos componentes da tecnologia blockchain. Em primeiro lugar, há os direitos de propriedade sobre a posse, revogação, geração, substituição ou perda de chaves criptográficas.

Artigo Origina completo: https://www.coindesk.com/information/applications-use-cases-blockchains/